Postagens populares

sábado, 20 de agosto de 2011

Análise em Desventuras em Série - Parte 1

  Não leia este artigo, com certeza você não irá gostar!

Violet, Klaus e Sunny Baudelaire


"Desventuras em Série", é o nome dado à um conjunto de treze livros escritos pelo autor autodenominado Lemony Snicket (seu verdadeiro nome é Daniel Handler ). Esta série conta a história dos irmãos Baudelaire(pronuncia-se Bodler), Violet, Klaus e Sunny. Desde a morte de seus pais, em um terrível e misterioso incêndio, os irmãos vivem vários tipos de infortúnios a todo o momento, grande parte deles produzido pelo pérfido Conde Olaf que sempre os rondam em busca da enorme fortuna deixada pelos pais Baudelaire.

O primeiro livro da série intitulado "Mau Começo" relata não tão minunciosamente o grande incêndio e a forma como os irmãos ficaram órfãos. Desde então o bancário Sr. Poe, que cuidava dos assuntos financeiros da família, ficou com a missão de encontrar um novo lar para os Baudelaire. De alguma forma não esclarecida, Conde Olaf, dizendo ser um primo distante da família, conseguiu a guarda das crianças.
E é aqui que começa a discussão, o livro relata que conde Olaf tinha uma tatuagem de um Olho no tornozelo esquerdo, assim como havia olhos por toda parte da nova casa, como na porta, nas paredes, em praticamente tudo.

"E a única decoração nas paredes descascadas era um quadro grande e feio representando um olho, igualzinho àquele do tornozelo do conde e a todos os outros espalhados pela casa" - Desventuras em Série. Volume 1 - Mau Começo

A pergunta fica no ar! Porque tantos olhos? Seria uma referência ao famoso "Olho-que-tudo-vê"? Um livro infantil com simbologias? Estranho!

Comecei a pesquisar sobre o inicio da série e o motivo de sua criação, vou colocar aqui todas as informações que eu achei necessárias! 

O autor da série Daniel Handler é mais conhecido por seu alter ego Lemony Snicket. O que é um alter ego? Para aqueles que não sabem, um alter ego é uma outra personalidade de uma mesma pessoa, é um outro eu inconsciente. Um exemplo disto é a Sasha Fierce, o alter ego da famosa cantora Beyoncé. Pesquisando em uma revista virtual The A.V. Club em uma entrevista, Handler estava com pressa em encontrar uma editora para publicar seu primeiro romance intitulado The Basic Eight, este livro foi parar nas mãos de uma grande editora HarperCollins que publicava apenas livros infantis, e recusou publicar The Basic Eight por ser inadequado ao publico infantil. Porém essa mesma Editora lhe fez uma proposta, queriam que Handler escrevesse um livro infantil com afirmações que se ele aceitasse poderia se tornar um Grande Escritor. 




A Logomarca da Editora HarperCollins lembra chamas, muito frequente em Desventuras em Série





Vamos entender melhor essa história.  A editora recusou a lançar o livro de Handler, mas queriam que ele escrevesse para crianças?! O próprio escritor afirmou não queria de jeito nenhum escrever para o público infantil, pois odiava aquelas histórias maravilhosas com "felizes para sempre" que as crianças estavam habituadas a lerem. Então a HarperCollins afirmou que ele se tornaria um Grande Escritor se aceitasse a proposta. A escolha de Handler foi "Sim" mesmo alegando não querer. Então escreveu um romance gótico onde crianças viviam em situações terríveis. A Editora gostou e publicou.


Desde o início  com "The Bad Beginning" (em português "Mau começo") em 30 de Setembro de 1999 a série foi um grande sucesso e ficou na 7ª posição na enquete dos melhores best-sellers infantis no jornal de renome mundial The New York Times





Segundo o site oficial da série "Desventuras em Série" no Brasil, assim como eu já havia reparado, o número 13 têm muita influência nos livros. Ao todo são 13 livros contendo cada um 13 capítulos. Com exceção ao livro tredécimo que contém um capítulo a parte. O nome escolhido por Daniel Handler para o alter ego é LEMONY SNICKET que somando todas as letras dá 13 letras. O sobrenome dos irmãos: BAUDELAIRE é igual a 10 letras, e são três protagonistas com esse sobrenome, então somando 10+3 = 13. Como alguns já sabem na Numerologia o número 13 é muito importante. O livro é repleto de mistérios, todas as imagens presentes em todos os volumes há pistas que são relacionadas com o livro sucessor. Também é notável a presença de uma carta no final de cada livro onde revela algumas circunstancias do que há de vir nos próximos volumes. A maioria das referências que o livro traz são apenas entendidas por adultos,  como muitos dos nomes dos personagens fazem alusões a outras obras de ficção ou a pessoas reais. Um exemplo disso é o próprio sobrenome dos Baudelaire faz alusão à Charles Baudelaire, que foi um poeta e teórico da arte francesa, o Bancário sr. Poe também pode ter sido uma referência a Edgar Allan Poe, pois na série, além de seu nome ser Poe um de seus filhos chamava Edgar, assim como outros que não vêm ao caso. Por que um livro infantil teria tantos mistérios, numerologias que uma criança normal não entenderia?








Usando a psicologia Reversa!

Desde o início do primeiro livro da série "Mau Começo" podemos perceber a forma como a história é mostrada as crianças.  O autor sempre avisa aos leitores para não lerem sua história. E quando faz isso, aguça o leitor a continuar a ler:

"Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere." - Lemony Snicket

Isso se chama Psicologia Reversa que é a forma de obter algo positivo através de uma sugestão negativa. Esse tipo de exemplo está por toda parte da série. Porque disto? Acredito que seja uma forma de manipulação, para manter atento àquilo que o autor quer lhe mostrar. 



O um Olho.
Capa do primeiro livro da Série. Repare nos olhos.

Ao longo da história gótica, percebemos as tragédias que os irmãos Baudelaire vivem nas mãos do seu tutor Conde Olaf, eles se sentem observados a todo momento por causa de todos os olhos pintados em praticamente todos os lugares.

"Ela estava olhando para os pés dele, e viu também ali, tatuado, o olho que estivera vigiando os órfãos Baudelaire desde que seus tormentos começaram." Volume 1- Mau começo

Um dos grandes mistérios dessa série é a presença do Um Olho, estando em todos lugares frequentados pelos Baudelaire. Assim como no livro podemos perceber também esse olho na vida real. No livro ele é o símbolo principal de uma corporação secreta que suas iniciais são C.S.C. os órfãos Baudelaire são apresentados à essa corporação no quinto livro intitulado "Inferno no colégio interno" por Isadora e Duncan Quagmire, que assim como Violet, Klaus e Sunny, perderam seus pais em um terrível incêndio. Os irmãos Quagmire não conseguem revelar aos irmãos Baudelaire o segredo do olho e C.S.C. pois são sequestrados pelo conde Olaf.



Conde Olaf e o Olho. 


Assim como existem alusões aos nomes dos personagens, C.S.C com o Um Olho seria também alusão a grande corporação secreta denominada Illuminati e ao seu símbolo principal a pirâmide e o olho que tudo vê?



O significado do Olho que tudo vê!

O olho e a Pirâmide inacabada!

Para aqueles de nós que conhecem o ocultismo e os Illuminati muito bem, o elemento que se destaca acima dos outros é o Olho Que Tudo Vê. Esse é o mais importante símbolo dos Illuminati, pois exemplifica o poder sobrenatural que recebem de Lúcifer, o próprio Satanás. Como você pode ver no símbolo no verso da nota de um dólar, o típico Olho Que Tudo Vê está retratado na forma de uma pirâmide, mostrada aqui, pairando sobre a pirâmide incompleta que representa o projeto inacabado de conduzir o mundo rumo à Nova Ordem Mundial e colocar em cena o Cristo maçônico.

Fonte: Espada.eti.br


Continuação em Breve...







2 comentários:

  1. Muito Bom este post Jucalves.. Um bom começo//^^

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Ameth, logo mais vai ter mais postagens interessantes, aguarde!

    ResponderExcluir

A partir de agora para comentar você precisa ter no mínimo uma conta Google, não serão aceitos comentários anônimos. Agradeço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...